domingo, 18 de dezembro de 2011

NA TRILHA COM PAPAI NOEL

Hoje eu e meu sobrinho Danilo participamos da trilha do papai Noel, uma experiência  radical e cheia de adrenalina e solidariedade um verdadeiro presente. Só que a adrenalina foi dividida com as crianças que moram nos Bairros e Comunidades  por onde passamos com os pilotos. A ação é uma ideia de um grupo de trilheiros de Santa Izabel, que desenvolve há vários anos um natal diferente e radica, este ano participaram mais de 40 pilotos de Santa Izabel, Castanhal, Marituba e Tomé  Açu.
Acompanhar os pilotos nas trilhas não é das tarefas mais fáceis. Em cada comunidade que se parava para distribuir os presentes a recepção das crianças não poderia ser diferente: o sorriso demonstra a gratidão pela lembrança de mais um natal pra lá de emocionante. Foram tantos presentes que depois das duas ultimas entregas,  nas  comunidades  21 de Abril  e invasão do flamengo em Americano, ainda sobraram alguns. Parabéns a todos os colaboradores e organizadores. Feliz natal a todos.
Trilha do Papai Noel

Trilha do Papai Nnoel contempla crianças de Americano

Papai Noel na trilha contempla Americano



sábado, 17 de dezembro de 2011

DIGNA DE HOMENAGEM


Hoje tive a satisfação de participar da confraternização da empresa SOCOCO que completou um ano que se instalou no Distrito de Americano em nosso Município. Durante o evento ouve vasta distribuição de brindes aos funcionários, muito churrasco servido pela "GALOPE "regado de cerveja e whisky ao som gospel de goia e seu teclado seguido de Haroldo Reis e Valbinho. A SOCOCO nesse curto período já investiu mais de 18 milhões, gerou mais de 100 empregos diretos aos Izabelenses, beneficiando principalmente os Moradores de Americano, são Luiz, Ferreira Pena e Manoel Sebastião, firmou parceria com a prefeitura e recuperou 5Km. de ramais, tem ajudado as comunidades próximas em seus projetos sociais. O resultado desta politica de gestão lhe garantiu títulos, homenagens de apoio, reconhecimento e agradecimento vindos de diversos e diferentes setores da sociedade Izabelense. Parabéns!

vice prefeito KEKO participa da confraternização da SOCOCO

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Incoerência, Pompa, Discurso e insegurança

O governo do estado e seus aliados se contradizem quando afirmam que o aluguel de viaturas é a melhor saída para o governo enfrentar a onda de violência que toma conta do estado, fato que era duramente criticado por eles no governo anterior. Recentemente estive em Castanhal recebendo quatro (4) viaturas para santa Izabel. Ato repetido no município e divulgado por blogs e jornais. O que muita gente não sabe é que santa Izabel ao invés de ganhar perdeu. Isso mesmo! O governo entregou quatro viaturas e levou as oito que foram entregues no governo anterior. Atitudes como esta tem sido recorrente no governo da Incoerência, da pompa, do discurso e da insegurança.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reunião nos Correios



Dr. Paulo dir. dos Correios, Keko Vice prefeito, Ver. Edimilsom e Tubarão

Estive hoje reunindo com os engenheiros e o novo diretor dos Correios no Estado para tratar do inicio da construção da nova agência em Americano na ocasião acompanhado dos vereadores Jorge tubarão e Edimilsom Galeno  apresentamos o projeto de identificação das vias públicas e a renumeração das residências e demais imóveis existentes na comunidade. Dr. Paulo nos informou que a obra já esta sendo licitada com previsão para iniciar em janeiro, agradeceu a parceria e se colocou a disposição para reunir na comunidade. Ainda esta semana voltaremos a reunir juntamente com o Sr. Rodilsom Teles quando iremos definir a data da reunião.

sábado, 10 de dezembro de 2011

E OS CORREIOS DE AMERICANO?

Os correios informou a prefeitura de Santa Izabel que fechou a unidade comunitária em Americano para iniciar o projeto de construção da nova agência própria. Informou ainda que contratou um funcionário que vai garantir a distribuição e as entregas regulares das correspondências na Vila, agradeceu o apoio e a parceria pela prefeitura ter mantido  dois funcionários por mais de oito anos a disposição da empresa. Veja oficio na integra.
Na 2ª (12.12.2011) vamos reunir com o novo diretor dos Correios no Estado para tratar do inicio da construção da nova agência em Americano e apresentar projeto de identificação das Avenidas, ruas, travessas e alamedas, bem como a renumeração das residências e demais imóveis existentes na comunidade.





CORREIOS DE AMERICANO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O CÍRIO MAIS POPULAR


Círio de Caraparu
Participei do Círio em caraparu e pude observar que a tradição e a fé se mantêm e arrastam pessoas do nosso e de vários outros municípios do estado. A imprensa manteve a rotina, se fez presente e a festa foi destaque no dia seguinte(Diário)(Amazônia). A segurança foi reforçada e tudo transcorreu sem grandes problemas. Pe. Russevel acompanhou a procissão desde o inicio. Prefeitaveis, empresários, autoridades civis, militares, lideranças comunitárias e o povo em geral caminharam como iguais no 93ª Círio mais popular dedicado a imaculada conceição na vila de Caraparu em nosso Município.Viva a fé do povo ! Viva a imaculada conceição! (Mais sobre Caraparu)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fé e insatisfação em Americano


Cìrio em Americano pará

Americano pará: 68º Círio
Apesar da insatisfação com as construções das penitenciárias e do protesto silencioso divulgado pelo Jornal Liberal  e Amazônia o povo de Americano se entregou a oração durante o 68º Cirio dedicado a Imaculada Conceição, porêm o descontentamento foi  observado pela imprensa que se fez presente e durante as entrevistas a população fez questão de dizer que "Americano nâo é só presidios, tem um povo esperançoso, trabalhador e acolhedor,com sua fé cultura e tradição". Foi o que relatou o Sr.Hudson Pereira ao Diário do Pará. Salve a Imaculada Conceição ! Salve o povo de Americano !

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CÍRIO EM AMERICANO

O Círio dedicado a Nossa Senhora da Conceição teve início de 1943 por iniciativa de alguns comerciantes locais e com o apoio e participação da população, mas o culto dedicado a Santa vem desde a chegada dos primeiros habitantes. Tudo iniciou com o culto seguido de uma pequena procissão realizado em 08 de dezembro de 1890 e assim foi até o ano de 1943 quando a manifestação passou a ser denominada Círio. Naquele ano a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi conduzida em uma carroça da capela de São Luiz até a capela no centro da vila, esta construída no ano de 1897 pelos moradores da comunidade.
O Círio é a maior e mais antiga manifestação religiosa, popular e cultural. Já acontece oficialmente há 68 anos, este ano será realizado dia 04 de dezembro.

CÍRIO EM AMERICANO
“O Círio realiza milagres na comunidade, no mês em que acontece a festa a comunidade geralmente recebe atenção especial do poder público municipal,o comercio vende mais as residências passam por reformas, a comunidade recebe visitantes de várias partes do Estado e do Brasil, muitos deles filhos de Americano que moram em outros municípios e estados e retornam nesta época para passar as festas do círio e fim de ano ao lado dos familiares, fomentando a economia local.  Todos os anos o Círio  traz um tema específico voltado para a questão religiosa e social, a transladação, a caminhada, os cânticos, as orações, as homenagens, os fogos de explosão e artifícios, a berlinda com a imagem da Santa, o povo em procissão, as celebrações e novena, o arraial com parques, barracas e vendas diversas a festa de véspera com grandes aparelhagens lembra em tudo a festa maior, o Círio de N sra de Nazaré em Belém. O Círio é sem dúvida a mais importante manifestação não só religiosa, mas também cultural, popular e social da Comunidade de Americano tão importante que em 29 de junho de 2011 foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará sob lei Nº 7.534 sancionada pela Governador Simão Jatene Publicado no Diário Oficial do Estado, edição Nº 31.947 (29 de junho de 2011), atendendo solicitação do vereador Boró, Edimilsom e do vice prefeito Keko Ribeiro apresentado através de projeto de lei do deputado Marcio Miranda.